Nacional

Brasil reforça cooperação internacional para acelerar descarbonização do setor de óleo e gás na COP30

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) participou nesta sexta-feira (14/11) da reunião ministerial “Colaborando para acelerar a descarbonização na indústria de petróleo e gás”, realizada na COP30, em Belém (PA). O encontro integrou a agenda oficial da Conferência e reuniu representantes de governos, empresas globais e organismos multilaterais para discutir ações práticas voltadas à redução de emissões e ao avanço de tecnologias de baixo carbono.

Representando o ministro Alexandre Silveira no evento, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Renato Dutra, destacou que os países emergentes têm apresentado soluções efetivas para enfrentar as mudanças climáticas, mas ainda enfrentam limitações para escalar investimentos e tecnologias como captura e armazenamento de carbono (CCS e CCUS), que exigem alto investimento e marcos regulatórios mais robustos. Ele reforçou que a ampliação do financiamento internacional é decisiva para permitir que países produtores avancem simultaneamente com segurança energética e redução de emissões.

“A transição energética só será rápida e eficiente se houver comprometimento global nas formas de financiamento, respeitando a pluralidade energética e as diferentes rotas tecnológicas. Sem recursos adequados, a transformação dos sistemas energéticos será lenta e desigual”, afirmou o secretário.

Leia mais:  Negociação coletiva passa a incorporar cláusulas voltadas à preservação ambiental

A sessão ministerial também debateu iniciativas internacionais de cooperação no setor de petróleo e gás, com foco na redução de metano, na eliminação da queima rotineira e na adoção de tecnologias de baixo carbono. Representantes de governos, empresas e instituições multilaterais reforçaram que o compartilhamento de conhecimento, inovação e mecanismos de apoio financeiro é fundamental para acelerar o ritmo da descarbonização até 2030.

O encontro destacou ainda a importância de integrar países do Sul Global ao desenvolvimento de soluções que conciliem eficiência energética, competitividade e sustentabilidade. A construção de parcerias entre Estado, indústria e academia foi apontada como elemento central para impulsionar investimentos e ampliar o uso de tecnologias que contribuam para uma transição justa e inclusiva.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MJSP investe mais de R$ 6,4 milhões no fortalecimento da Cavalaria da Polícia Militar do Rio Grande do Norte

Publicado

Macaíba, 26/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinou mais de R$ 6,4 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para a construção do novo Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, em Macaíba (RN). A estrutura foi inaugurada nesta sexta-feira (26), com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas.

Além da construção do regimento, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1 milhão na aquisição de um caminhão de transporte animal de última geração. O veículo tem capacidade para transportar simultaneamente até dez animais e dez operadores, ampliando a capacidade logística da unidade e garantindo maior eficiência no emprego da tropa montada em operações de segurança pública.

Durante a cerimônia, Chico Lucas disse que o Rio Grande do Norte tem se sobressaído pela boa gestão dos recursos federais destinados à segurança pública.

“O estado é um dos destaques na atuação com o uso dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. A inauguração da Cavalaria é uma demonstração de como o trabalho em parceria da União pode ser muito efetivo no fortalecimento das forças de segurança pública”, afirmou.

Leia mais:  CNCP define novo ciclo do Plano Nacional de Combate à Pirataria

Os investimentos integram a política do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecimento das instituições de segurança por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública, que financia ações de modernização da infraestrutura, aquisição de equipamentos, valorização dos profissionais e ampliação da capacidade operacional das forças policiais em todo o País.

Com a entrega da nova estrutura e do veículo especializado, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte passa a contar com melhores condições para empregar a Cavalaria em ações de policiamento ostensivo, controle de distúrbios civis, grandes eventos, patrulhamento em áreas urbanas e rurais e operações de apoio às demais unidades da corporação.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo Federal com a cooperação entre União e estados para ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança e promover mais proteção à população.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana