Nacional

AVISO DE PAUTA: Ministro Alexandre Silveira participa das primeiras entregas do Gás do Povo, em Belo Horizonte

Publicado

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa nesta segunda-feira (24/11) às 10h, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), da entrega das primeiras recargas gratuitas do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) pelo programa Gás do Povo. Em BH, serão beneficiadas 52.191 famílias.

Lançado pelo presidente Lula na mesma comunidade no início de setembro, o programa inicia a sua primeira fase nesta semana em dez capitais brasileiras, incluindo a mineira. Ela marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Em todo o Estado de Minas Gerais serão 1,2 milhão de famílias atendidas.

Com isso, o Gás do Povo consolida-se como uma das maiores políticas públicas do país voltadas ao combate à fome, à pobreza energética e aos riscos associados ao uso de fontes inadequadas para cozinhar.

Primeira etapa

Na etapa iniciada nesta semana, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente em dez estados. Além da capital mineira, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) terão famílias atendidas nesta primeira fase do Gás do Povo.

Leia mais:  Mobilização nacional reforça combate à violência contra a pessoa idosa

Quem tem direito

O Gás do Povo substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás. Ao invés de receber o benefício em dinheiro, com o novo programa cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. A mudança aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.

Serão elegíveis as famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário-mínimo e cadastro atualizado. Quem já recebe o Bolsa Família tem prioridade.

Os beneficiados poderão acessar, por meio do aplicativo do programa, a validade do benefício e a localização da revenda credenciada mais próxima para a retirada da recarga.

A família beneficiária poderá retirar a recarga do botijão por meio do cartão do Bolsa Família, cartão do programa (Caixa Econômica Federal) ou usando seu número de CPF com documento de identificação. Caso escolha retirar a recarga com o CPF, o beneficiário receberá código de validação no celular cadastrado e o revendedor validará a retirada da recarga usando esse código.

Leia mais:  Exposição inédita do MTE dá rosto às vítimas de acidentes de trabalho e reforça urgência da prevenção

Esse modelo amplia a rastreabilidade, a segurança e a eficiência na entrega.

SERVIÇO

Data: 24/11/2025

Horário: 10h

Endereço: Av. Mem de Sá, 1347, Bairro Paraíso – Belo Horizonte / MG

O ministro estará disponível para atendimento à imprensa no local.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

MTE e MJSP firmam parceria de R$ 2,9 milhões para fortalecer Cozinhas Solidárias em apoio à população em situação de rua

Publicado

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) firmaram, nesta segunda-feira (22), uma parceria de R$ 2,9 milhões para o fortalecimento das Cozinhas Solidárias, com foco no atendimento à população em situação de rua. A assinatura do Termo de Execução Descentralizada (TED) ocorreu durante a cerimônia de abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, no Palácio da Justiça, em Brasília.

O secretário nacional de Economia Popular e Solidária do MTE, Fernando Zamban, participou do ato de assinatura e destacou que a parceria fortalece iniciativas que já demonstraram grande capacidade de transformação social.

“As Cozinhas Solidárias, por exemplo, além de garantirem segurança alimentar, se consolidam como ambientes de convivência, acolhimento, formação e inclusão produtiva. São verdadeiros laboratórios de tecnologia social, onde o cuidado se transforma em oportunidade e a solidariedade se transforma em autonomia”, afirmou o secretário.

Articulação interministerial

A parceria interministerial conta com aporte de R$ 2,9 milhões em recursos oriundos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), unindo dois programas: o “Programa Paul Singer de Formação de Agentes Territoriais”, do MTE, e o “Ruas Visíveis”, do MJSP. O objetivo é contratar e capacitar 88 bolsistas que atuarão como agentes formadores e articuladores da economia popular e solidária junto à população em situação de rua em todos os estados e no Distrito Federal.

Leia mais:  MJSP participa da Cúpula Regional de Segurança Cidadã em Buenos Aires

A iniciativa conecta as Cozinhas Solidárias à Rede dos Centros de Acesso a Direitos e Inclusão Social (Cais), transformando os espaços de alimentação em plataformas de inclusão produtiva e convivência.

Para Zamban, os agentes territoriais terão papel fundamental nesse processo. “Serão mediadores do acesso a direitos, articuladores de redes locais e promotores da inserção da população em situação de rua nos empreendimentos da economia solidária, contribuindo, inclusive, para sua integração ao Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol)”, finalizou.

A Semana Nacional de Políticas sobre Drogas 2026, organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorre até o dia 26 de junho, em Brasília (DF). O tema desta edição é “Prevenção, Proteção e Fortalecimento dos Territórios”, com o objetivo de promover diálogos e a construção coletiva de estratégias para o fortalecimento das políticas sobre drogas no país.

Saiba mais sobre o Programa de Formação de Agentes Territoriais Paul Singer. 

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana