Sinop

Prefeitura de Sinop dá posse e promove acolhida a 39 novos professores da rede municipal de ensino

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concedeu posse a 39 novos servidores da educação, que atuarão na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal. A acolhida ocorreu na manhã desta sexta-feira (16), no Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino (Ceforme), localizado em anexo à Secretaria.

O evento marcou o início da carreira desses profissionais como servidores públicos municipais, selecionados e contratados por meio do maior concurso público da história de Sinop, o nº 001/2024. Para a secretária de Educação, Salete Rodrigues, a chegada dos novos profissionais fortalecerá ainda mais a qualidade do ensino ofertado pela rede. “São profissionais capacitados e com bagagem suficiente para promover a troca de experiências e contribuir com o melhor ensino que podemos oferecer na rede municipal”, avaliou.

Durante o evento, Salete desejou boas-vindas aos novos profissionais e destacou a importância de que eles sirvam como suporte e referência em um setor fundamental para a formação do caráter e do futuro profissional dos cidadãos. “Desejo a vocês que possam ser suporte para alguém e que também tenham suporte de alguém. Essa troca de experiências e capacidades é muito importante. Independentemente de estarmos na Secretaria ou em sala de aula, somos profissionais responsáveis pela construção da sociedade do futuro”, discursou.

Em Sinop, as aulas retornam no dia 2 de fevereiro. Mais de 23,2 mil alunos já tiveram suas matrículas confirmadas para o ano letivo de 2026. Mais de 1,2 mil professores atuarão nas 45 unidades escolares do município, sendo 24 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e 21 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Leia mais:  Exponorte reforça solidariedade e Prefeitura detalha critérios para distribuição dos alimentos arrecadados

A novidade mais aguardada para o retorno às aulas é a entrega dos uniformes e dos kits escolares. A Secretaria de Educação fará a distribuição já no primeiro dia de aula. A entrega ocorrerá na própria unidade em que a criança estuda e seguirá um padrão: os uniformes, padronizados, serão entregues nos tamanhos solicitados previamente, conforme levantamento realizado pela escola de referência; já os kits escolares são personalizados e contêm itens adequados à série em que o aluno está matriculado, considerando a idade e a fase de aprendizagem.

“Os kits são divididos por faixa etária, de acordo com aquilo que a criança vai utilizar. Temos os kits da creche, do Pré I e Pré II; do 1º ao 3º ano; e do 4º ao 5º ano. Os materiais são adequados à idade do aluno. Estamos oferecendo kits com materiais de qualidade: boa borracha, bom lápis, lápis de cor, tudo aquilo de que a criança precisa para desenvolver suas atividades. Percebemos que há uma motivação quando a criança recebe esse material, porque não há nada mais gostoso do que iniciar o ano com materiais novos”, comentou a secretária de Educação, Salete Rodrigues.

Neste ano, haverá novidade nos materiais escolares para alunos do 3º, 4º e 5º anos. “Vamos iniciar um trabalho com essas turmas utilizando o método de apostilas, com sistema de ensino. Por que trabalhar assim com esses anos? Porque, a partir do 4º ano, há o fracionamento de professores, que passam a atuar mais por área, e os livros do Governo Federal não abrangem todos os conteúdos necessários. Já no 1º e 2º anos, utilizamos o método de alfabetização, com mais atividades concretas, jogos e leitura de livros — com material do programa Alfabetiza MT”, explicou Salete.

Leia mais:  Sinop: inscrições para compor o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional encerram nesta quarta-feira (18)

Neste ano, o município retorna às aulas com investimentos de R$ 60 milhões na rede de educação básica, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino. A secretária reforça que a qualidade do aprendizado é resultado da soma entre os investimentos do poder público e a frequência dos alunos em sala de aula. “É imprescindível — este é um ponto principal — que a criança não falte à escola, pois toda a programação do professor tem continuidade. Quando a criança falta, pode perder o início de um conteúdo, o que prejudica a assimilação da matéria”, destacou.

Veja também: Prefeitura de Sinop prepara retorno às aulas com kit escolar e uniforme

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop apoia realização da Corrida Ritmo Run que será realizada neste sábado (4)

Publicado

A Prefeitura de Sinop é parceira da realização da “Ritmo Run Sinop – Saúde em Movimento”, corrida promovida pelo Rotary Club Sinop que será realizada neste sábado (4), com expectativa de reunir cerca de 3 mil participantes, entre atletas e praticantes de caminhada, vindos de diversas regiões de Mato Grosso.

A administração municipal dará suporte à organização do evento por meio de diferentes secretarias. A Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança e Trânsito, será responsável pela sinalização e segurança ao longo do percurso, garantindo a orientação do trânsito e a proteção dos participantes. Já a Secretaria de Saúde, além do apoio com recursos via termo de fomento firmado com o Rotary Club de Sinop, disponibilizará uma ambulância com médico para prestar atendimento de emergência, caso necessário.

O vice-prefeito, Paulinho Abreu, destacou a importância da parceria entre o poder público e as entidades para fortalecer o esporte e promover qualidade de vida à população. “A Prefeitura incentiva iniciativas que promovem saúde, integração e valorizam nossa cidade. A Ritmo Run reúne atletas de várias regiões do Estado, movimenta a economia local e reforça Sinop como referência na realização de grandes eventos esportivos. Ficamos felizes em contribuir para que tudo aconteça com segurança e organização”, declarou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop promove Simpósio de Prevenção ao HIV na próxima segunda-feira (1º)

O secretário de Saúde, Érico Stevan, ressaltou que a presença da equipe médica faz parte do compromisso da Prefeitura com a segurança dos participantes. “Nossa equipe estará preparada para oferecer atendimento imediato caso haja necessidade durante a prova. Esse suporte é fundamental em eventos com grande participação de pessoas e garante mais tranquilidade tanto para os atletas quanto para a organização”, pontuou.

Érico também evidenciou o diferencial do projeto no âmbito da inclusão. “Informações que tivemos junto à organização é que teremos grande participação de público PCD [Pessoa com Deficiência]. Isso nos deixa felizes em apoiar o evento, pois reforça que a prática de exercícios físicos e a busca por hábitos saudáveis é para todos. O esporte acaba sendo mais um modo de inspiração, superação de desafios e inclusão social”, acrescentou.

Já o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, enfatizou que a corrida fortalece o calendário esportivo de Sinop. “Eventos como a Ritmo Run incentivam a prática esportiva, estimulam hábitos saudáveis e ainda movimentam o turismo e o comércio local com a presença de atletas e familiares de várias cidades. A Prefeitura tem buscado apoiar iniciativas que consolidem Sinop como um polo de grandes competições e eventos esportivos”, lembrou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop orienta torcedores para comemorações responsáveis durante a Copa do Mundo 2026

Sobre a Ritmo Run

A prova será disputada em um percurso de cinco quilômetros, nas modalidades corrida e caminhada. A concentração, largada e chegada será no Quartel do Tiro de Guerra, localizado na Avenida dos Jequitibás, n. 562, Setor Industrial Norte, próximo ao Parque Florestal. A largada da categoria Pessoa com Deficiência (PCD) está prevista para as 16h55, enquanto as demais categorias iniciam às 17h. O acesso dos atletas ao local será liberado a partir das 14h30.

O regulamento prevê categorias masculina e feminina por faixa etária, categoria geral, categoria PCD e premiação para a equipe ou empresa com maior número de atletas inscritos. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus, e os 2 mil primeiros atletas que concluírem a prova serão contemplados com medalhas de participação.

Além do incentivo ao esporte, a ação também terá caráter solidário. No momento da retirada dos kits, cada atleta deverá entregar 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana