Saúde

Em pronunciamento, ministro Alexandre Padilha reforça a vacinação contra a gripe e ações voltadas à saúde da mulher

Publicado

Em pronunciamento em rede nacional na noite desta sexta-feira (27), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convocou a população para a vacinação contra a gripe, que começa neste sábado, quando será realizado o Dia D de mobilização em todo o país. Devem se vacinar prioritariamente crianças, gestantes e idosos. 

Padilha destacou as ações do Ministério da Saúde para a retomada da vacinação no país, diante do risco de reintrodução de doenças após anos de negacionismo. “Recebemos um país ameaçado pela volta da paralisia infantil, que havia sido erradicada no passado, mas que, por conta do descaso e do negacionismo, voltou a preocupar o Brasil. Em três anos, o Governo do Brasil reverteu a queda na vacinação. Com o apoio de todos os profissionais do SUS e das famílias brasileiras, juntos, aumentamos o número de crianças vacinadas em todas as 16 vacinas do calendário infantil”, ressaltou o ministro. 

Além do crescimento na cobertura vacinal, a atual gestão do Ministério da Saúde ampliou a oferta de vacinas. No ano passado, o SUS passou a disponibilizar gratuitamente duas vacinas de alto custo que antes estavam disponíveis apenas na rede privada: a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que protege gestantes e bebês da bronquiolite e de pneumonias; e a ACWY, que protege contra meningites. 

Maior mutirão da história do SUS atendeu exclusivamente mulheres 

O ministro também informou a população sobre o maior mutirão de exames e cirurgias já realizado no país, especialmente voltado às mulheres, por meio do programa Agora Tem Especialistas, com mais de 230 mil atendimentos realizados. Ao todo, mais de 940 hospitais públicos, universitários, privados e filantrópicos abriram as portas no sábado (21) e domingo (22), em 516 municípios. 

Leia mais:  Mercosul debate fortalecimento da saúde mental em Brasília

“Pelo programa Agora Tem Especialistas, mobilizamos hospitais públicos e Santas Casas, junto com os estados e municípios. A saúde das mulheres é prioridade absoluta no SUS. As mulheres são a maioria da população, as que mais usam o SUS e também a maioria dos profissionais de saúde”, destacou. 

No ano passado, o programa Agora Tem Especialistas, criado pelo presidente Lula, alcançou um recorde histórico de 14,7 milhões de cirurgias eletivas, 40% a mais que em 2022. 

O Agora Tem Especialistas trouxe inovações ao ampliar o acesso à saúde com a adesão de hospitais privados, que passaram a atender gratuitamente pacientes do SUS. A iniciativa também leva atendimento itinerante por meio de carretas equipadas para realizar tomografias, exames de mama e pequenas cirurgias, já presentes em 140 regiões de saúde. A expectativa é expandir ainda mais essa cobertura, com 150 carretas em operação em todo o país até 2026. 

Para mulheres vítimas de violência, o SUS ampliou o atendimento em saúde mental, inclusive por chamadas de vídeo, com a telessaúde, e aumentou a oferta de reconstrução dentária gratuita. A oferta desse atendimento é resultado da expansão do Brasil Sorridente, iniciativa voltada ao atendimento odontológico, com 800 novas Unidades Odontológicas Móveis em distribuição por todo o país para chegar aonde a população está. “São consultórios de dentistas móveis mais perto da sua casa, na sua comunidade, na sua igreja, nas escolas e nos distritos rurais”, disse. 

Leia mais:  Padilha defende fortalecimento da atenção básica nas Américas e firma parcerias com OPAS e FGV

Dia D de vacinação contra a influenza 

Até o momento, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 15,7 milhões de doses da vacina contra a influenza, capaz de reduzir em até 60% o risco de internação. 

A vacina está disponível, de forma gratuita, em todas as Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste e prioriza crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, grupos mais vulneráveis a formas graves da doença. Também contempla profissionais da saúde, da segurança, do transporte e a população indígena. Na Região Norte, a estratégia ocorre no segundo semestre, antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o “inverno amazônico”, no fim do ano, época mais chuvosa e com aumento das síndromes respiratórias. 

“Vale repetir: amanhã tem Dia D de Vacinação contra a Gripe. Sou médico infectologista, que é quem trata das doenças infecciosas, e também sou pai. Cumpro, junto com a minha família, o compromisso de sempre manter em dia a vacinação. Não negue ao seu filho um direito que nossos pais não nos negaram. Vacinar é também um ato de amor à sua família. Vá até um posto de saúde para se vacinar, vacinar quem você ama e cuidar da sua saúde para que possamos viver um futuro seguro”, finalizou. 

Confira o pronunciamento na íntegra

Saiba mais sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

João Vitor Moura 
Ministério da Saúde 
 

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
publicidade

Saúde

Ministério da Saúde debate inovação, incorporação de tecnologias e fortalecimento da indústria da saúde na Feira Hospitalar

Publicado

O secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), Eduardo Jorge, destacou a importância do fortalecimento da produção nacional e da inovação para garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta quinta-feira (21/05). Os apontamentos ocorreram durante debates na Feira Hospitalar 2026, reconhecida como um dos principais eventos da área da saúde na América Latina.

“O Brasil é o país com o maior sistema público de saúde do mundo e a sustentabilidade desse sistema passa pela consolidação de um ecossistema produtivo local inovador, competitivo e capaz de responder às necessidades da população”, afirmou Eduardo Jorge.

No painel promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed), com o tema “Instâncias de ATS no Brasil: peculiaridades e necessidades do SUS e da Saúde Suplementar e relação com o processo de registro sanitário”, foram discutidos os processos de incorporação de medicamentos, tratamentos e equipamentos no país, além dos desafios relacionados à sustentabilidade dos sistemas público e suplementar.

Leia mais:  Mercosul debate fortalecimento da saúde mental em Brasília

Na ocasião, Eduardo Jorge ressaltou as iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à modernização da avaliação de tecnologias em saúde e destacou o papel da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) na formulação de políticas públicas para ampliar o acesso da população a novas tecnologias no SUS.

O secretário-adjunto também ressaltou os recentes aprimoramentos na legislação da Conitec, que incluíram mecanismos relacionados à análise de impacto orçamentário, estratégias de negociação de preços e etapas de implementação das tecnologias incorporadas ao sistema público de saúde.

O debate ainda abordou as diferenças entre os modelos de avaliação utilizados pelo SUS e pela saúde suplementar, além dos desafios regulatórios e de financiamento enfrentados pelos dois setores.

Já no painel promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (Abimo), Eduardo Jorge discutiu o papel estratégico da indústria da saúde para o desenvolvimento do país. O encontro reuniu representantes do governo, da indústria e de instituições de pesquisa para debater temas ligados à produção nacional de tecnologias em saúde, inovação e integração entre setor público, centros de pesquisa e empresas.

Leia mais:  Ministério da Saúde realiza cirurgias oftalmológicas em indígenas do Vale do Javari

A Feira Hospitalar 2026 ocorre entre os dias 19 e 22 de maio e reúne representantes de empresas, gestores públicos, pesquisadores e profissionais da saúde para discutir tendências, políticas públicas e desafios relacionados ao desenvolvimento do setor no Brasil.

Rodrigo Eneas
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana