Nacional

Presidente Lula e ministro George Santoro inauguram primeira etapa da nova Serra das Araras, no Rio de Janeiro

Publicado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro dos Transportes, George Santoro, entregam, nesta terça-feira (23), a primeira etapa das obras da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro. Estarão liberados quatro quilômetros da pista de subida iluminada em trecho no sentido São Paulo, com oito viadutos, quatro faixas de rolamento com acostamento e 14 estruturas de contenção para ampliar a segurança dos motoristas que trafegam pela BR-116/RJ/SP.

O projeto contará com investimento total de R$1,5 bilhão e prevê oito faixas de rolamento, quatro em cada sentido, acostamentos, 24 novos viadutos e duas rampas de escape em um dos corredores logísticos mais importantes do país. A obra é conduzida pela RioSP, empresa da concessionária Motiva. Com 70% de execução, a modernização do trecho projetado na década de 1940 garante mais fluidez ao tráfego em uma região que recebe cerca de 390 mil veículos por mês, dos quais 36% são de carga.

Leia mais:  MJSP apoia buscas em Minas Gerais com agentes e equipamento de inteligência

A expectativa é que as intervenções dobrem a velocidade operacional da Serra, de 40 km/h para até 80 km/h, e reduzam em 25% o tempo de percurso no sentido São Paulo e em até 50% no Rio de Janeiro, com ganhos expressivos para o escoamento da produção nacional, o turismo e a mobilidade da população.

Ao todo, são administrados pela RioSP, 626 quilômetros das BRs-116/101/RJ/SP. A concessão recebe aporte de R$10,7 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como fomentador de projetos estratégicos de infraestrutura e logística nacional.

Cobertura de imprensa
A solicitação de credenciamento de imprensa deverá ser efetuada até as 19h do dia 22 de junho de 2026 (horário de Brasília), por meio do Sistema de Credenciamento de Imprensa do Palácio do Planalto. Os profissionais com credenciamento anual também deverão solicitar participação específica no evento. O link para credenciamento está disponível abaixo.

CREDENCIAMENTO
A retirada das credenciais aprovadas deverá ser feita no local do evento, das 8h30 às 9h30.


Serviço
Inauguração da primeira etapa da nova Serra das Araras da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no Rio de Janeiro
Data
: terça-feira, 23 de junho
Horário: 10h
Local: Rodovia Presidente Dutra (BR- 116), km 225, sentido São Paulo, pista de subida da Serra das Araras, na região de Paracambi (RJ).

Leia mais:  Ministro Alexandre Silveira mobiliza esforços para auxiliar vítimas de ciclone no Paraná

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Governo do Brasil inaugura Casa do Trabalhador em Palmas (TO)

Publicado

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, cumpre agenda nesta terça-feira (23), em Palmas (TO), com uma série de compromissos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de emprego, trabalho e renda no estado.

Pela manhã, às 9h, o ministro estará na Superintendência Regional do Trabalho no Tocantins (SRT/TO), onde assina o Termo de Intenção entre a Superintendência e a Controladoria Regional da União no Estado do Tocantins, com o objetivo de viabilizar o uso compartilhado da estrutura. 

Às 11h, acompanhado do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, o ministro participa da inauguração da nova unidade do Sine Palmas, instalada na Casa do Empreendedor. O espaço será destinado ao atendimento aos trabalhadores, à intermediação de mão de obra, ao encaminhamento para vagas de emprego e ao apoio às iniciativas de empreendedorismo e inclusão produtiva.

Na sequência, às 14h30, Luiz Marinho participa de reunião com representantes do Fórum de Gestores do Governo Federal no Tocantins, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), para dialogar sobre ações e iniciativas conjuntas no estado.

Leia mais:  Ministro Alexandre Silveira mobiliza esforços para auxiliar vítimas de ciclone no Paraná

Encerrando a agenda, às 16h30, acompanhado do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o ministro inaugura a Casa do Trabalhador em Palmas, a 14ª unidade entregue pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no país. A unidade foi modernizada para ampliar e qualificar o atendimento à população, integrando o processo de padronização das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) promovido pelo MTE em todo o Brasil.

Voltada à promoção do emprego, do empreendedorismo e da inclusão produtiva, a Casa do Trabalhador reúne, em um único espaço, serviços como atendimento ao trabalhador, intermediação de mão de obra, gestão de vagas, pré-seleção de candidatos e suporte à empregabilidade. A nova estrutura busca ampliar a capacidade de atendimento, melhorar a organização dos serviços e oferecer mais eficiência aos trabalhadores e empregadores.

Serviço:

Ministro Luiz Marinho cumpre agenda em Palmas (TO)

Data: 23 de junho (terça-feira)

9h30 – Visita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego 
Assinatura do Termo de Intenção entre a SRT e a Superintendência da Controladoria Regional da União do estado do Tocantins
Local: Av. NS 2, 302 Norte, Lote 3 – Plano Diretor Norte

Leia mais:  Silveira celebra sucesso do Leilão de Transmissão 4/2025 e destaca expansão sustentável da infraestrutura elétrica

11h – Inauguração da Unidade de Atendimento (Sine Palmas) na Casa do Empreendedor
Local: 104 Norte, Rua NE, nº 292 – Plano Diretor Norte

14h30 – Reunião com o Fórum de Gestores do Governo Federal no Tocantins
Local: Av. Siqueira Campos, Q 202 Sul, Conjunto 1, Lote 8, Piso 3

16h30 – Inauguração da Casa do Trabalhador
Local: Av. Siqueira Campos, nº 17 – Plano Diretor

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana