O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), auxiliou na recuperação de 146 veículos, incluindo motocicletas, automóveis e caminhonetes, em 12 meses. A ação resultou em um prejuízo de R$ 7,7 milhões para facções criminosas envolvidos com roubos e furtos de veículos. Os dados são referentes ao período entre janeiro e dezembro de 2024.
Ainda de acordo com dados do programa, entre janeiro e fevereiro de 2025, mais 31 veículos foram recuperados com o auxílio das câmeras de monitoramento, representando um prejuízo adicional de R$ 1,3 milhão ao crime.
Os veículos identificados pelo Vigia Mais MT foram apreendidos em Cuiabá, Várzea Grande e outros municípios do interior que aderiram ao programa e que contam em seu sistema de monitoramento câmeras equipadas com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).
O superintendente do CIOSP, tenente-coronel PM Wangles dos Santos Lino, explicou que, após o registro da queixa, informações como placa, cor e modelo do veículo são inseridas no sistema do programa, permitindo que o veículo seja identificado e monitorado até sua localização.
“Esse modelo de câmera possui tecnologia avançada capaz de fazer a leitura de placas. Após a identificação de veículo com queixa, a ocorrência é encaminhada à equipe policial mais próxima. A partir daí começamos a monitorar o veículo até a apreensão”, afirmou Lino.
Segundo a superintendência do CIOSP, responsável pela gestão do programa, 126 municípios já aderiram à iniciativa, e mais de 11 mil câmeras foram distribuídas. Ao todo, foram adquiridas 15 mil câmeras, incluindo modelos OCR, Speed Dome e fixas, que estão disponíveis para os 142 municípios do estado.
Lançado em março de 2023 pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública Coronel PM César Roveri, o programa Vigia Mais MT tem como objetivo a redução de até 40% nos índices de criminalidade nos municípios participantes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) vem intensificando a qualificação técnica e operacional de seu efetivo como preparação para o período de estiagem, quando se eleva o risco de incêndios florestais no Estado. Dentro dessa estratégia de capacitação, a corporação realizou, nesta sexta-feira (17.4), o encerramento da Requalificação do Estágio de Manutenção de Equipamentos Motomecanizados (EMOT).
A requalificação foi realizada pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) e teve como objetivo nivelar o conhecimento técnico dos militares em todo o Estado, fortalecendo a capacidade de resposta às ocorrências durante o período de seca, além de ampliar a eficiência no uso dos recursos disponíveis e garantir maior segurança nas operações.
A solenidade de encerramento contou com a presença do diretor Operacional do CBMMT, coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes, do Secretário Executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo, coronel RR BM Lázaro Leandro Nunes, além do comandante do BEA, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, e dos militares concluintes da capacitação.
Durante o evento, o coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes destacou a importância da requalificação e do constante aprimoramento técnico dos militares diante dos desafios impostos pelo combate aos incêndios florestais em Mato Grosso, que possui grande extensão territorial e diversidade ambiental, abrangendo os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Esse cenário exige atenção especial ao uso adequado dos equipamentos motomecanizados, sendo o domínio de suas especificidades fundamental para a eficiência das ações operacionais e para o enfrentamento das ocorrências, segundo o diretor.
“Sabemos que os dias difíceis ainda virão. Mas é importante saber que a tropa está sendo capacitada, os materiais e equipamentos estão sendo colocados à disposição e o resultado, no final, vai depender exclusivamente da dedicação e do empenho de cada um. O período de estiagem, assim como em todos os anos, nos impõe necessidade de disciplina e compromisso. E isso os militares vêm demonstrando agora, se qualificando e se aprimorando”, destacou o diretor.
Durante a requalificação, bombeiros de diversas regiões de Mato Grosso participaram de instruções teóricas e práticas voltadas ao uso, operação e manutenção de equipamentos essenciais às ocorrências, considerados fatores determinantes para o êxito das missões.
Entre os conteúdos abordados, estiveram a manutenção de kits de combate, sopradores, motosserras, motobombas, roçadeiras e motores de popa, além de técnicas de condução de viaturas em ambientes off-road. As atividades práticas incluíram situações de risco, como frenagens de emergência, transposição de obstáculos e condução em terrenos adversos, como lama, areia e pistas molhadas, reforçando a atuação segura e eficiente em cenários desafiadores.
Para o comandante do BEA, tenente-coronel Heitor Alves de Souza, a capacitação é fundamental para garantir uma atuação preventiva e bem planejada, permitindo que os militares estejam preparados para responder com agilidade e eficiência às ocorrências. Além disso, os participantes tornam-se multiplicadores do conhecimento em suas unidades de origem, ampliando a disseminação de boas práticas e fortalecendo a atuação técnica durante o período de estiagem no Estado.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.