Tribunal de Justiça de MT

Nosso Judiciário: alunos do ensino fundamental aprendem sobre o funcionamento da Justiça

Publicado

A Escola Estadual Antonio Geraldo Gattiboni, em Várzea Grande, recebeu o projeto Nosso Judiciário nessa quarta-feira (22 de maio). A escola reuniu 95 alunos do 5º ao 9º ano para assistirem a palestra ministrada pelo servidor do Tribunal de Justiça, Neif Feguri, que buscou apresentar o sistema de justiça do Estado de maneira simples aos estudantes.
 
Taynna Vitória Silva de Oliveira é estudante do 9º ano e contou que a parte mais interessante da palestra foi descobrir que é possível acionar a justiça gratuitamente. “Geralmente a gente acha que não é de graça, mas descobri que sim, é de graça e que se algo acontecer que precise ir para a justiça, temos o direito de ter um defensor público”, contou Taynna.
 
A aluna também aprendeu sobre os métodos alternativos de resolução de conflito, a conciliação e a mediação e falou a sobre a importância de compartilhar esse conhecimento com familiares e amigos. “Todos precisam saber disso”, disse. E com a distribuição das cartilhas informativas, distribuídas no final da palestra, isso fica mais fácil.
 
Gabrielly de Oliveira é aluna do 9º ano, assistiu à palestra e também vai compartilhar o que aprendeu em casa. “Eu não sabia sobre a quantidade de cargos que tinha na Justiça”, contou. Para ela, a parte mais interessante foi o alerta sobre fazer justiça com as próprias mãos, “hoje muitas crianças, mesmo pequenas, já pensam quando sofrem alguma injustiça, devem resolver sozinhas, e isso não é certo”. Ela ressaltou também a acessibilidade da linguagem da palestra, já que tanto as crianças mais novas quanto mais velhas puderam assistir e aprender juntas.
 
Desde a criação do projeto em 2015, foram 137 escolas visitadas e mais de 31.600 alunos do ensino médio e fundamental de escolas estaduais, municipais e particulares da capital e Várzea Grande beneficiados com o Nosso Judiciário.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto 1: Imagem horizontal colorida. Alunos assistem à palestra, eles olham para a esquerda e vestem o uniforme azul da rede estadual de Mato Grosso. Foto 2: Imagem horizontal colorida. Alunos olham para a frente e assistem à palestra. Em primeiro plano um grupo de meninos de costas, logo a mais a frente um grupo maior de crianças. Foto 3: Imagem horizontal colorida. Dois alunos leem, lado a lado, as Cartilhas Informativas do Projeto Nosso Judiciário. Do lado direito e centralizado na imagem, um menino negro de cabelos pretos vestindo casaco azul com listra verde no braço, uniforme da rede estadual de Mato Grosso. Do lado esquerdo um menino branco de cabelos curtos e castanhos vestindo o casaco azul com listra verde no braço, uniforme da rede estadual de Mato Grosso.
 
Anna Giullia Magro (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia mais:  Desembargadora e juíza do Judiciário de Mato Grosso participam de evento sobre mediação na Espanha

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Evento rememora primeira condenação do Brasil por violação dos direitos humanos

Publicado

Magistrados (as) e servidores (as), especialmente integrantes dos Grupos de Monitoramento e Fiscalização (GMFs) e dos Comitês Estaduais Interinstitucionais de Monitoramento da Política Antimanicomial(CEIMPAS), estão convidados a participarem do evento “20 anos da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Ximenes Lopes vs. Brasil: memória, reparação e compromisso do Estado brasileiro com o cuidado”. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizado no dia 27 de julho, às 16h, em formato virtual, com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube, pelo link: https://yputu.be/BDGQLyuGO5k. A atividade relembra os 20 anos da sentença da primeira condenação do Estado brasileiro pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Além de resgatar a memória e a relevância histórica da decisão, o evento promoverá um debate acerca dos avanços e desafios da implementação da Política Antimanicomial do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ nº 487/2023, reunindo representantes do Sistema de Justiça, da academia, de organismos internacionais, dos movimentos sociais e da gestão pública.

Leia mais:  Poder Judiciário de Mato Grosso

Na programação consta a realização da mesa “Das Recomendações da Corte à Resolução CNJ nº 487/2023: o que mudou em 20 anos?”, destinada à reflexão sobre os impactos da sentença na construção das políticas públicas de saúde mental e nos processos de desinstitucionalização desenvolvidos no país.

Além de magistrados e servidores da Justiça Estadual, o convite, encaminhado ao supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do sistema penitenciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, é estendido aos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs), representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e demais instituições parceiras envolvidas na implementação da Política Antimanicomial do Poder Judiciário.

Resumo do caso – O “Caso Ximenes Lopes versus Brasil” foi um processo internacional julgado em agosto de 2006 pela Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Brasil pela violação dos direitos humanos de Damião Ximenes Lopes. O Estado brasileiro foi acusado de violar os direitos previstos nos artigos 4 (direito à vida), 5 (à integridade pessoal), 8 (garantias judiciais) e 25 (proteção judicial) da Convenção Americana sobre Direitos Humanos. Damião Ximenes Lopes morreu no dia 4 de outubro de 1999, na Casa de Repouso Guararapes, vítima de tortura. Em 22 de novembro de 1999, Irene Ximenes Lopes Miranda, irmã de Damião, apresentou petição denunciando os fatos e a falta de investigação e punição dos responsáveis.

Leia mais:  Núcleo de Sustentabilidade fortalece governança e consolida diretrizes socioambientais no TJMT

Autor: Nadja Vasques

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana