Pesquisar
Close this search box.

Política MT

Novo programa da TVAL vai destacar as artes visuais e plásticas mato-grossenses

Publicado

O novo programa da TV Assembleia, Cores do Cerrado, vai contar a história das artes plásticas e visuais de Mato Grosso dando espaço e voz a seus artistas. A estreia da primeira temporada, que acontece no próximo sábado (27), às 13h15, será com Dalva de Barros, a mestra dos mestres. Dalva fez da tela um lugar para encantar e provocar, usando o pincel como instrumento artístico e político para retratar cenas do cotidiano, celebridades da vida comum e pessoas do povo.

A artista começou a pintar ainda criança, no sítio da família. Com a vocação, ou talento, identificado, ela foi estudar na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo, e depois na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A primeira inspiração de Dalva de Barros veio do artista holandês Vicent Van Gogh, quando o viu em um filme ainda na infância. Mas a descoberta de Dalva enquanto artista veio a partir do reconhecimento da escritora e crítica Aline Figueiredo, responsável por organizar a primeira exposição da artista.

Dalva é considerada um ícone das artes mato-grossenses. Foi instrutora no Ateliê Livre, onde atuou ao lado de grandes artistas do estado e, entre outros motivos, escolhida para abrir a primeira temporada do programa Cores do Cerrado. Além de Dalva de Barros, mais 22 artistas participarão das duas temporadas preparadas pela TV Assembleia em parceria com a produtora Monkey Filmes. A seleção dos artistas traz representantes da nova geração e artistas já consagrados.

Leia mais:  CST da Moradia Popular define cronograma de atividades

A produtora Bruna Obadowski, explica que a ideia era mesclar entre novos artistas e aqueles mais renomados, buscando representatividade e expressão em diferentes segmentos das artes plásticas e visuais. “Desde o convite para participar do programa, os entrevistados já ficaram felizes com a oportunidade de falar sobre o trabalho deles, a trajetória, as técnicas, a construção poética e artística de suas obras. Todos ficaram empolgados e reconheceram a iniciativa da TV Assembleia, enquanto TV pública, em dar um espaço para a cena cultural local”, afirma Bruna, que dividiu a produção com o assistente Luiz Merij.

Este será o quinto programa da TV Assembleia com foco na divulgação e no registro da cultura local. Além do “Cores do Cerrado”, a TV também já apresentou temporadas do Palavra Literária, Palco pra Dois, Em Cartaz e Todos os Ângulos, voltados para representantes da literatura, da música, do teatro e do cinema. 

O secretário-adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota, explica que faz parte da política da Assembleia, por meio da Secom, utilizar os canais de comunicação pública para promover a cultura, sobretudo a arte que não tem espaço nos canais comerciais. “É função da TV Assembleia, da Rádio e de todos os canais de comunicação pública, democratizar o acesso à informação e à produção cultural da comunidade onde está inserida. Ao registrar e divulgar essa produção, nossos artistas e seus trabalhos, se fortalece e valoriza a cultura local, a memória e as tradições de um povo”.

Leia mais:  Barranco participa da entrega de 187 títulos rurais em Mirassol D´Oeste e Comodoro

O programa Cores do Cerrado será exibido aos sábados 13h15, com reprises às 21h15 e aos domingos, nos mesmos horários. A primeira temporada terá 12 episódios e haverá uma segunda temporada, ainda sem data de estreia, com 11 episódios.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: [email protected]


Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Dr. João reforça parceria com Flávio de Sá e se compromete a buscar recursos para Nortelândia

Publicado

A Câmara Municipal de Nortelândia (MT) realizou, nesta segunda-feir (10), a primeira sessão ordinária da nova Legislatura, comandada pelo presidente Flávio Vinícius Fonseca de Sá (PSB). O evento contou com a presença do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), que destacou a importância da parceria entre os dois políticos para o desenvolvimento da cidade.

Dr. João, que tem Flávio de Sá em sua base, ressaltou a união entre o Legislativo estadual e municipal como fundamental para fortalecer as políticas públicas em Nortelândia.

“É uma honra estar aqui hoje, acompanhando o início do trabalho desta nova legislatura e tendo o nosso grande líder e parceiro Flávio como presidente da Mesa Diretora. Essa aliança entre nós representa um compromisso com o progresso de Nortelândia. Juntos, vamos trabalhar para trazer mais recursos, melhorias e oportunidades para a população”, afirmou o deputado.

Dr. João ressaltou que o seu gabinete na Assembleia Legislativa continua sendo porta aberta: “Estamos lá prontos para ouvir toda e qualquer demanda da nossa região. Tenho um carinho por Nortelândia e sei que podemos ajudar a cidade a crescer ainda mais. O nosso partido hoje é Nortelândia”.

Leia mais:  CST Projeto Panga entra na reta final dos trabalhos

O novo presidente da Câmara, Flávio de Sá, agradeceu o apoio do deputado e reforçou a importância da parceria para os próximos anos.

“A presença do Dr. João aqui hoje simboliza a união de forças em prol do nosso município. Ele tem sido um grande aliado e tenho certeza de que, com essa parceria, vamos conseguir avançar em projetos importantes para Nortelândia, especialmente nas áreas de saúde, agricultura familiar e infraestrutura”, declarou o vereador.

Flávio de Sá ainda lembrou que o deputado Dr. João foi responsável por encaminhar, através de emendas e articulação, R$ 1,2 milhão para investimentos na cidade de Nortelândia. “Temos certeza que, agora como primeiro-secretário, ele poderá fazer ainda mais”.

A primeira sessão ordinária reuniu vereadores, o prefeito Mariano Gomes (União), lideranças políticas e representantes da comunidade.

A nova Legislatura conta com os seguintes vereadores: Andrey Oliveira; Netão Benevides; Elka Mayer; Delamar; Regis Oliveira; Flávio de Sá; Luiz Garcia; Domival Junior e Renan Oliveira.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana