Tribunal de Justiça de MT

Ouça | Destaques da Rádio TJ

Publicado

A Rádio TJMT iniciou a programação destacando o trabalho do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do TJMT, o GMF. O grupo é supervisionado pelo desembargador Orlando de Almeida Perri.

A equipe passou pelos municípios de Comodoro, Pontes e Lacerda, Mirassol d’Oeste e Cáceres, acompanhando de perto a situação do sistema carcerário e socioeducativo nessas localidades. Confira os detalhes.

De segunda a sexta-feira, repórteres da Rádio TJMT entram ao vivo na Rádio Justiça, em Brasília, diretamente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com dois links diários: às 7h30 da manhã e às 5 da tarde. Confira uma dessas participações.

Outro destaque em rede nacional foi a decisão que vai levar a júri popular o motorista acusado de provocar um acidente com três mortes no município de Vera.

A Rádio TJMT também publicou entrevistas que destacam ações do Judiciário voltadas à inclusão e à conscientização social.

📌 Entrevista: Pontos de Inclusão Digital ampliam acesso da população à Justiça em Sinop

Leia mais:  Ouvidoria aproxima cidadão do Judiciário e fortalece a transparência em Mato Grosso

A iniciativa facilita o acesso de cidadãos aos serviços do Judiciário, principalmente para quem não tem internet ou dificuldade em utilizar plataformas digitais.

📌 Entrevista | Vai além do símbolo: mensagem de reflexão sobre a proteção das mulheres

A instalação do banco gigante vermelho no Tribunal provoca reflexão e reforça a importância do enfrentamento à violência doméstica.

📻 A Rádio TJMT também está na TRT FM 104.3 com o programa Estação TJ, ao vivo, de segunda a sexta, das 16h às 18h.

Salva aí:

📱 https://portal.trt23.jus.br/comunicacao/trtfm/

📡 Ou sintoniza na 104.3 FM

🗣️ Ou diga: “Alexa, tocar TRT FM Cuiabá” 😄

Autor: Elaine Coimbra

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Tribunal de Justiça de MT

Cobrança de IPTU contra falecido é anulada e TJMT barra redirecionamento

Publicado

A imagem apresenta uma balança dourada, símbolo da justiça, centralizada em um fundo branco. À direita da base da balança, as letras "TJMT" em dourado. No lado direito, a frase "2ª INSTÂNCIA" em azul e "DECISÃO DO DIA" em azul escuro e negrito. No lado esquerdo, três linhas horizontais azul-marinho.Resumo:

  • TJMT manteve a extinção de cobrança de IPTU proposta contra contribuinte já falecido.

  • Decisão reforça limites para corrigir erros em execuções fiscais e aponta o caminho correto para novas cobranças.

Uma cobrança de IPTU iniciada contra uma pessoa já falecida levou o Tribunal de Justiça de Mato Grosso a barrar a continuidade do processo. A decisão, relatada pelo desembargador Rodrigo Roberto Curvo, manteve a extinção da ação por erro na origem e negou o pedido do Município de Rondonópolis para redirecionar a cobrança.

O caso começou quando a execução fiscal foi proposta anos após o falecimento do contribuinte. Como não há possibilidade de citar alguém que já morreu, o processo foi considerado inválido desde o início. Para o Tribunal, essa falha impede o prosseguimento da cobrança na forma como foi proposta.

O Município tentou ajustar o processo para cobrar o débito do espólio ou de possíveis responsáveis pelo imóvel. No entanto, o relator destacou que a legislação e a jurisprudência não permitem alterar o devedor após a formalização da dívida, salvo em casos de erro meramente formal, o que não se aplica à situação.

Segundo o voto, mesmo sendo o IPTU um tributo vinculado ao imóvel, isso não autoriza corrigir uma ação que já nasceu com vício. Nesses casos, o caminho adequado é iniciar um novo procedimento administrativo, com a identificação correta dos responsáveis desde o início.

Além disso, um dos recursos apresentados no processo não foi sequer analisado. Isso porque a parte responsável deixou de pagar as custas obrigatórias dentro do prazo, o que levou ao reconhecimento da chamada “deserção”, que é quando o recurso perde a validade por falta de preparo.

Com a decisão unânime, o Tribunal manteve a sentença que encerrou o processo e ainda majorou os honorários advocatícios.

Processo nº 1017846-21.2023.8.11.0003

Autor: Roberta Penha

Fotografo:

Departamento: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Tribunal de Justiça promove atividades alusivas à Semana Nacional da Justiça Restaurativa
Continue lendo

Mais Lidas da Semana