Mato Grosso

Projeto da Empaer coloca Sinop em 1º lugar em número de produtores orgânicos de MT

Publicado

Sinop assumiu a liderança no ranking de municípios mato-grossenses com maior número de produtores orgânicos do Estado. O anúncio foi feito pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) durante o III Sinop Sustentável, realizado entre sexta (26.9) e sábado (27.9), na unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no município.

A certificação foi dada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e se deu com as ações do projeto Sinop Orgânico, implementado em 2022, pela Empaer. O município alcançou 37 declarações de produtor orgânico emitidas pelo Governo Federal, enquanto Querência, na segunda colocação, conta com 35.

No III Sinop Sustentável, 33 produtores do município receberam formalmente os registros do Mapa.

“Sinop saiu do 14º lugar para a primeira colocação no Estado. Só quem acompanha o trabalho dos parceiros, da Empaer, sabe o quanto isso é importante na vida de cada um de nós”, destacou o engenheiro agrônomo da Empaer, Rogério Leschewitz, autor e coordenador técnico do projeto Sinop Orgânico.

O projeto buscava capacitar, inicialmente, 50 unidades produtivas — entre escolas, entidades beneficentes, filantrópicas e da sociedade civil, além de universidades — em produção orgânica. Após três anos de trabalho intenso, os produtores conseguiram os registros no Mapa. “Quatro já existiam no município, graças ao projeto Gaya’’, explica o técnico da Empaer, em referência à iniciativa da Universidade Federal de Mato Grosso.

Leia mais:  Assentamentos de União do Norte recebem mutirão de atendimento até esta quarta-feira (26)

A vida dos produtores da região mudou com o projeto da Empaer. Eles passaram a produzir alimentos orgânicos comercializados em feiras municipais e para entidades por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa do Governo Federal que compra alimentos da agricultura familiar e de comunidades tradicionais para fornecer refeições a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, fortalecendo a agricultura familiar.

Os alimentos orgânicos também são vendidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que busca garantir a alimentação para alunos de escolas públicas. Os produtos servem ainda para aumentar a soberania alimentar das famílias, que passaram a ter independência produtiva e financeira.

De acordo com o autor da iniciativa, o projeto usa uma metodologia específica. “Levamos em consideração mais de 10 projetos de sucesso no Brasil para moldar a metodologia usada em Sinop, que visa o diálogo e o trabalho em parceria com a comunidade. Dividimos em 5 núcleos de treinamento”, detalha.

Para realizar a transferência de tecnologia aos produtores, foram realizadas palestras, demonstrações de método, execuções práticas e visita in loco.

Em decorrência do projeto, surgiu o evento Sinop Sustentável, em 2023, com a participação de sete entidades. A iniciativa ganhou abrangência e, neste ano, participaram da III edição 65 entidades, com 53 exposições e 65 projetos de iniciativas sustentáveis, além de 14 municípios.

Leia mais:  Polícia Militar lamenta morte de subtenente Robson Bernardino da Silva

A programação incluiu seminários, feiras, painéis técnicos, rodas de saberes e atividades culturais, que ampliaram o debate sobre práticas ecologicamente sustentáveis e políticas públicas voltadas à produção orgânica e agroecológica.

O diretor-presidente da Empaer, Suelme Fernandes, defendeu a regionalização da quarta edição do Sinop Sustentável, no próximo ano. “Vamos incluir o evento no calendário oficial da Empaer e proponho que seja estadual. Afinal, com a participação de 14 municípios, o evento já é estadual”, destacou.

Suelme também citou que há uma tendência de consumo dos produtos processados, enquanto cresce a busca por alimentos de qualidade.

“Esse debate que Sinop traz está alinhado ao que há de mais avançado no mundo. A orientação do governo estadual é apoiar iniciativas sustentáveis e fortalecer experiências inovadoras. Mato Grosso é capaz de fazer o melhor do mundo em grande escala e também em pequena escala. Estamos atentos às políticas que garantem sustentabilidade e qualidade de vida”, assegurou.

Com o término da capacitação previsto para o final deste ano, Rogério Leschewitz já antecipa a ampliação do projeto e do evento. “Ano que vem, vamos iniciar uma nova etapa, recomeçando a metodologia com novos produtores. A ideia é replicar a iniciativa para o máximo de pessoas. Estou muito emocionado e satisfeito”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Parque Novo Mato Grosso recebe o maior Congresso Nacional de Segurança Viária

Publicado

O Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe, a partir desta terça-feira (24.6), o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), considerado o maior evento do país voltado à discussão sobre segurança no trânsito e atendimento a emergências.

Serão debatidas estratégias de prevenção de acidentes, redução da mortalidade nas vias e os impactos dos acidentes de trânsito sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também estarão em pauta medidas para aprimorar o atendimento às vítimas.

Em Mato Grosso, os acidentes de trânsito seguem entre as principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT). Em 2025, foram registrados 15.304 atendimentos relacionados a esses casos. Apenas entre janeiro e maio de 2026, foram contabilizadas 7.633 ocorrências, volume 23,4% maior que o registrado no mesmo período de 2025.

Diante desse cenário, o Conesv reunirá bombeiros militares, profissionais da saúde, empresas especializadas em resgate e salvamento, concessionárias de rodovias, representantes da indústria e do comércio, além de pessoas impactadas direta ou indiretamente pelos acidentes de trânsito. Participam desta edição profissionais de 23 estados e do Distrito Federal.

A programação contará ainda com palestrantes do Brasil, Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica, que irão compartilhar experiências, apresentar inovações e discutir boas práticas em salvamento veicular e atendimento ao trauma. Os temas dos painéis a serem abordados estão listados abaixo.

Leia mais:  Gratificação por Resultado da Educação será paga nesta sexta-feira (19) com investimento de R$ 215,4 milhões

Além das palestras e debates, o congresso oferecerá os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados ao ensino de técnicas de controle de hemorragias em situações de emergência. Já na parte prática, será realizado o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, competição técnica que reunirá equipes de bombeiros militares de 16 estados brasileiros.

O evento também sediará reuniões da Comissão Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar e da Comissão Nacional de Salvamento Veicular. A programação inclui ainda o Holmatro Experience, treinamento prático de salvamento veicular focado em ocorrências com veículos pesados, como caminhões e ônibus.

Temas abordados nas palestras:

Painel 1 – Rodovias mais seguras: integração operacional e novas estratégias para redução de sinistros

O painel vai debater estratégias integradas entre órgãos reguladores, concessionárias e forças de resposta para reduzir acidentes e aprimorar a atuação operacional nas rodovias brasileiras. Participam ANTT, AGER-MT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), concessionárias, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

Painel 2 – Veículos inteligentes e novas tecnologias: desafios da legislação e da resposta às emergências

A discussão abordará os impactos das novas tecnologias automotivas — como veículos elétricos, híbridos, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) e automação — na legislação, na fiscalização, nas telecomunicações e na atuação das equipes de emergência. Participam ANFAVEA, ABVE, ABEIFA, CONTRAN, Corpos de Bombeiros Militares, Comitê de Salvamento Veicular, Comitê de Segurança Contra Incêndio da LIGABOM, ANATEL, parlamentares e o CBMMT.

Leia mais:  Primeira-dama de MT destaca iniciativas que ajudam mulheres vítimas de violência a alcançar independência financeira e recomeçar a vida

Painel 3 – Panorama da mortalidade no trânsito brasileiro: dados, tendências e desafios epidemiológicos

O painel apresenta indicadores nacionais de mortalidade e morbidade no trânsito, com análise de tendências, fatores críticos e impactos na saúde pública. Participam o Observatório Nacional de Segurança Viária, DETRAN-MT, Ministério da Saúde e CBMMT.

Painel 4 – Integração institucional e governança: caminhos para o cumprimento das metas da PNATRANS

O debate trata de modelos de integração entre os setores de segurança pública, saúde, trânsito, justiça e iniciativa privada, com foco no fortalecimento das metas nacionais de segurança viária. Participam o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Corpos de Bombeiros, Comitê de Salvamento Veicular, ANFAVEA, ABVE, ABEIFA, Observatório Nacional de Segurança Viária, ABSEV, DETRANs, Ministério Público, Poder Judiciário, prefeituras, secretarias municipais de trânsito, CONSEGs e os níveis estadual e federal da PNATRANS.

Para mais informações sobre o Conesv, acesse: https://conesv.ligabom.com.br.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana