Pesquisar
Close this search box.

Internacional

Ucrânia: “Nível de radiação em Chernobyl é anormal”, diz agência

Publicado


source
Central nuclear foi ocupada por russos entre fevereiro e março
Pixabay

Central nuclear foi ocupada por russos entre fevereiro e março

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) afirmou nesta terça-feira (26) que o nível de radioatividade na central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia , é “anormal”.

A notícia chega no dia do aniversário de 36 anos da explosão em um dos reatores da usina, naquele que é considerado o maior desastre nuclear da história.

“O nível de radiação, eu diria, é anormal”, declarou o diretor da Aiea, Rafael Grossi, durante uma visita à central ucraniana.

Segundo ele, houve picos nos índices de radiação em função do deslocamento de equipamentos pesados durante o breve período de ocupação russa em Chernobyl, entre fevereiro e março.

Leia Também

Ainda de acordo com Grossi, a tomada da central pelas tropas de Moscou foi “muito, muito perigosa.” A ocupação teve início em 24 de fevereiro , primeiro dia da invasão russa à Ucrânia , e durou até o fim de março, quando o Kremlin decidiu concentrar suas tropas na tomada do Donbass.

Autoridades ucranianas afirmam que  militares russos podem ter sido expostos à radiação  ao realizar escavações em diversos locais. A central de Chernobyl hoje está desativada, enquanto o reator destruído pela explosão de 1986 é protegido por uma enorme cúpula de aço.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


Fonte: IG Mundo

Comentários Facebook
publicidade

Internacional

Gêmeas morrem após se afogarem na piscina de casa nos EUA

Publicado

Casa onde aconteceu o afogamento em Phoenix
Reprodução/Fox10Phoenix

Casa onde aconteceu o afogamento em Phoenix

Duas crianças, irmãs gêmeas, de apenas três anos de idade foram encontradas sem vida em uma piscina nos fundos da casa onde moravam em Phoenix , nos Estados Unidos , na última quinta-feira, segundo as autoridades locais.

O departamento do incêndio e a polícia de Phoenix , capital do Estado do Arizona , foram chamados por volta das 15:30 para atender uma ocorrência de afogamento em uma piscina. Quando chegaram ao local, encontraram as duas crianças necessitando de auxílio médico.

Segundo as autoridades, as gêmeas foram retiradas da piscina com vida e deram entrada no hospital da região em estado crítico. Entretanto, foram declaradas mortas horas após chegar ao local. A polícia da região está investigando o acidente.

Segundo caso de afogamento doméstico em Phoenix

Esse é o segundo caso de afogamento de uma criança na cidade na mesma semana. No domingo (28), um menino de dois anos de idade se afogou também em uma piscina doméstica em Phoenix.

Leia mais:  Parlamento Europeu condena ação militar russa na Ucrânia

Nesse caso, os bombeiros foram chamados por volta de 16:15 e encontraram a criança sem respiração. A família realizou os procedimentos de reanimação antes mesmo das autoridades chegarem, mas não foi o suficiente para salvar a criança, segundo os bombeiros.

Fonte: Internacional

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana