Agro News

Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o país com Sisbi

Publicado

O município de Bragança Paulista teve seu Sistema de Inspeção Municipal (SIM) equiparado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Com isso, a tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.

No primeiro momento, apenas uma agroindústria está habilitada a ampliar seu mercado, mas outras empresas poderão solicitar o enquadramento mediante o atendimento às exigências do sistema.

Para a Superintendência de Agricultura e Pecuária em São Paulo (SFA-SP), a adesão de Bragança ao Sisbi-POA fortalece o agronegócio paulista ao ampliar oportunidades de negócios, renda e arrecadação. A Divisão de Defesa Agropecuária destaca que, para a equiparação, o município ajustou sua legislação e adequou a estrutura do serviço de inspeção, garantindo número compatível de médicos-veterinários e condições técnicas suficientes para assegurar a qualidade da fiscalização.

Segundo o secretário de Desenvolvimento dos Agronegócios de Bragança Paulista, Leonardo Godoi Paes, essas adequações permitiram fortalecer o controle sanitário e apoiar a expansão da cadeia produtiva no município.

Leia mais:  Soja recua no Brasil e em Chicago com pressão de oferta global e custos logísticos elevados

A linguiça artesanal produzida em Bragança Paulista tem origem na tradição da criação de suínos por famílias de imigrantes e hoje representa um importante produto econômico local. O município conta com 15 agroindústrias dedicadas à produção de linguiça, que empregam de cinco a 26 trabalhadores cada. Com o Sisbi-POA, a expectativa é que a produção possa triplicar, impulsionando o desenvolvimento regional.

Para obter o selo, as empresas precisam demonstrar controles rigorosos de produção, como monitoramento da água utilizada e controle preciso de temperaturas, além de adequações de equipamentos e rotulagem conforme as normas federais.

Consórcios

Em outubro, o Estado de São Paulo teve a integração de mais quatro consórcios intermunicipais ao Sisbi-POA: Consórcio Intermunicipal Três Rios, Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande, Consórcio Intermunicipal Novo Vale e Consórcio Intermunicipal do Centro do Estado de São Paulo. Com isso, o estado totaliza seis consórcios integrados, permitindo que municípios compartilhem serviços de inspeção de produtos de origem animal e ampliem mercados para suas agroindústrias.

Informação à imprensa
[email protected]

Leia mais:  Na COP30, MMA lidera diálogo sobre Neutralidade da Degradação da Terra e integração com as Convenções do Rio

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

MPA lança Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha em 2026

Publicado

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) disponibilizou o Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha (Mugil liza) referente ao ano de 2026. A ferramenta reúne dados atualizados sobre a quantidade capturada da espécie por modalidade, permitindo o acompanhamento em tempo real da atividade pesqueira.  

 A iniciativa está alinhada à Portaria Interministerial MPA/MMA nº 51, de 27 de fevereiro de 2026, que estabelece o limite de captura, as cotas de captura por modalidade de permissionamento e por área de pesca, e as medidas de registro, monitoramento e controle associadas para a espécie tainha (Mugil liza), para a temporada de 2026, nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.  

O limite de captura da espécie é determinado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). 

 Clique e acesse o Painel de Monitoramento da Pesca de Tainha 2026 parra acompanhar a evolução das capturas. 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Leia mais:  IPCA recua e fica abaixo do teto da meta pela primeira vez em mais de um ano, aponta IBGE
Continue lendo

Mais Lidas da Semana