Educação

MEC debate desafios da educação pós-pandemia

Publicado

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), participou da programação do Fórum Extraordinário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Bahia, em Salvador. O encontro ocorreu na terça-feira, 7 de abril, com a realização de palestra magna sobre os desafios da educação pública no cenário pós-pandemia. Durante o evento, a pasta debateu o momento estratégico vivido pela educação brasileira, marcado pela construção de novos planos estaduais e municipais alinhados ao novo Plano Nacional de Educação (PNE). 

Em sua fala, o secretário ressaltou que o novo ciclo de planejamento exige forte protagonismo das redes municipais, especialmente em áreas como educação infantil e alfabetização.  “Estamos em um momento decisivo. A aprovação do plano nacional traz a responsabilidade para que estados e municípios formulem seus próprios planos, com foco especial na educação infantil e na alfabetização, que são centrais para a gestão municipal. Além disso, Gregório Grisa destacou que “Os planos são o nosso diagnóstico e o nosso norte. Eles organizam metas e estratégias que precisam ser construídas de acordo com a realidade de cada território”, 

Leia mais:  Adesão ao Pacto pela Recomposição das Aprendizagens termina hoje (3)

Grisa também enfatizou que o novo PNE reúne objetivos, metas e estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas educacionais em todo o país. Para o secretário, o planejamento educacional é fundamental para orientar as ações dos sistemas de ensino e assegurar que as políticas públicas respondam às realidades locais, promovendo melhorias concretas na qualidade da educação. 

A programação do evento continua nesta quarta-feira, 8 de abril, quando o MEC participa com o painel “Intersetorialidade como estratégia de gestão das políticas públicas”, apresentado pela Diretoria de Articulação Intersetorial da Sase, destacando a importância da articulação entre diferentes áreas para fortalecer a implementação das políticas educacionais nos territórios. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sase 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

Abertas inscrições para formação de professores de matemática

Publicado

O Ministério da Educação (MEC), com o apoio técnico da Universidade Federal do Ceará (UFC), abriu as inscrições para o curso de aperfeiçoamento “Conhecimentos Profissionais para o Ensino de Matemática na Educação Básica”. A iniciativa integra o Compromisso Nacional Toda Matemática (CNTM), instituído pelo Decreto nº 12.641/2025, e tem como objetivo qualificar a prática docente nas redes públicas de ensino nos anos de transição. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 15 de maio de 2026, no formulário de inscrição. Todas as informações sobre o processo seletivo e o curso estão disponíveis no edital, na página da UFC. 

Podem participar do processo seletivo profissionais que lecionem especificamente para turmas de 5º ou 6º ano, efetivos ou temporários, ou que integrem equipes de formadores pedagógicos voltadas a essas etapas, em escolas devidamente registradas no MEC e vinculadas a entes que tenham aderido formalmente ao Compromisso Nacional Toda Matemática. 

O edital disponibiliza 100 vagas para cada unidade da federação participante. Essa ocupação é dividida igualmente, destinando 50 vagas para professores do 5º ano e outras 50 para aqueles que atuam no 6º ano do ensino fundamental. 

Leia mais:  Governo orienta estudantes sobre resultado do Enem pelo GOV.BR

A formação, com carga horária total de 180 horas, é estruturada pelo Instituto UFC Virtual (IUVI) e pelo Centro de Excelência em Políticas Educacionais (CEnPE) na modalidade a distância. O curso articula atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com encontros obrigatórios por videoconferência, realizados quinzenalmente em diferentes opções de horários, a serem definidas com os cursistas. 

Além disso, há a previsão de realização de até dois encontros presenciais em localidades a serem definidas nos estados de lotação dos cursistas, com despesas financiadas pelo MEC em parceria com a UFC. Para tanto, é necessária a anuência dos dirigentes municipais ou secretários estaduais, a fim de garantir que os professores possam se deslocar nas datas dos encontros. 

Ao final do curso, serão certificados os participantes que cumprirem frequência mínima de 75% nas atividades síncronas, incluindo os encontros presenciais, e concluírem todas as atividades obrigatórias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

Mais informações podem ser consultadas nos portais oficiais: http://www.virtual.ufc.br e http://www.cenpe.ufc.br. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) 

Leia mais:  Curso capacitará escolas sobre o PDDE Equidade

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana