Nacional

Nova Serra das Araras inicia operação e transforma ligação entre Rio e São Paulo

Publicado

Quem passa pela Serra das Araras, na BR-116/RJ/SP, começa a ver nesta terça-feira (23) os primeiros resultados de uma das maiores obras rodoviárias em execução no país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, George Santoro, entregaram quatro quilômetros da nova pista de subida, totalmente iluminada, com oito viadutos, quatro faixas de rolamento, acostamento e 14 estruturas de contenção. A previsão é que o trecho seja liberado ao tráfego ainda esta semana, inaugurando uma nova etapa da ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, por onde passam, por mês, cerca de 390 mil veículos.

“A melhoria da Serra das Araras será um cartão postal para que muitas empresas, de diversas atividades econômicas, queiram estar mais perto do  Rio de Janeiro e produzir coisas aqui. Eu tenho certeza que o resultado dessa obra vai significar mais desenvolvimento para o Rio, mais empresas e mais empregos de qualidade para o estado”, destaca o presidente Lula.

Resultado da política de concessões da pasta dos Transportes, a modernização completa do eixo logístico da Serra na Rodovia Presidente Dutra receberá R$ 1,5 bilhão em investimentos pela RioSP, uma empresa Motiva. Atualmente, o empreendimento está com 70% de execução. O cronograma também foi antecipado, e a entrega integral da obra, inicialmente prevista para 2029, passou para 2027.

“Esse projeto resolve um problema de uma rodovia que fica mais de 40 dias do ano fechada – se somadas todas as interrupções que acontecem nela todos os dias – por conta de sinistros. A ideia aqui é a segurança, olhar as pessoas que vão passar todos os dias e não só a melhora da economia como um todo, mas principalmente a segurança viária que está aqui nesse projeto muito pensado e colocada”, ressalta o ministro dos Transportes, George Santoro.

Leia mais:  Ministério do Trabalho e Emprego afasta 78 adolescentes de piores formas de trabalho infantil em Santa Catarina

Entre as melhorias do projeto, o tempo de viagem será reduzido para os motoristas que trafegam entre Rio de Janeiro e São Paulo. O limite de velocidade na Serra passará de 40 km/h para 80 km/h, o que possibilita a diminuição de até 25% na duração do trajeto no sentido São Paulo e de até 50% no Rio de Janeiro. A mudança transforma a mobilidade da população e fortalece a economia da região, com mais condições de acesso para os turistas e de trabalho para os caminhoneiros.

“Essa inauguração representa um aquecimento na economia do estado. O investimento em rodovia que, pelo que estamos vendo, vai perdurar durante um bom tempo trazendo essa ideia de circulação de riqueza e mobilidade urbana, onde as pessoas poderão se conduzir de forma mais ágil e segura. São benefícios para o estado, para a população, para investimentos empresariais, pois também vai gerar postos de trabalho”, observa Ricardo Couto, governador em exercício do Rio de Janeiro.

Transformando vidas

Rota pujante para a economia, a Serra das Araras é fundamental para a logística e o abastecimento do país, uma vez que pela estrada são escoadas as cargas e mercadorias de duas grandes potências do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entre os 390 mil veículos que circulam mensalmente pelo trecho, 36% da movimentação é feita por caminhoneiros, como André Ribeiro que depende das condições da via para transportar verduras. O motorista, de 47 anos, comemora a nova infraestrutura, que dá mais segurança para o exercício da atividade e proporciona o reencontro com a família.

“Era um trecho muito perigoso e com a pista muito sinuosa. Agora com as duas faixas descendo e subindo, vai ficar muito bom para nós que passamos pela rodovia”, lembra o caminhoneiro.

Leia mais:  Setor de navegação ganha diagnóstico inédito sobre seguros em Terminais Portuários Autorizados

Outro impacto positivo para os cariocas está na geração de empregos. Cerca de 2,2 mil pessoas trabalham diretamente na construção do empreendimento.

O morador de Paracambi (RJ), Ramon Ferreira, trabalha na Serra como eletricista e conta que, com felicidade, sai de casa para conquistar o pão de cada dia e atuar com empenho para a conclusão da intervenção, que, acredita, beneficiará toda a comunidade local.

“A iluminação na Serra das Araras foi implementada para melhorar a visibilidade do condutor e a travessia. Como trabalhador e usuário da via, estou muito feliz com a entrega dessa obra, porque vai melhorar a condução e o tempo de acesso às cidades vizinhas, além da volta para casa. Fazer parte desse trabalho foi prazeroso e muito gratificante, pois há muito tempo que não tínhamos uma obra tão grande que abraçou toda a população de Paracambi, de Piraí e diversos outros locais”, comemora.

Infraestrutura e investimentos

O Rio de Janeiro vive o maior ciclo de investimentos de infraestrutura de transportes de sua história. São mais de R$ 50 bilhões contratados em rodovias e ferrovias, valor que chegará a R$ 70 bilhões até o final do ano. Os investimentos ampliam a segurança, fortalecem a logística e impulsionam o desenvolvimento do estado.

Ao longo dos últimos três anos, o Ministério dos Transportes consolidou um portfólio robusto de concessões rodoviárias no Rio de Janeiro. Na lista das principais entregas já realizadas pelos parceiros privados que administram ativos no estado, destacam-se mais de 2 mil metros de duplicação, dois Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, 412 mil quilômetros de pintura de faixas, 91 mil metros de drenagem superficial recuperada e 7 mil toneladas de resíduos removidos.

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério dos Transportes

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Brasil e União Europeia ampliam parceria em energia e minerais críticos em reunião no MME

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (23/6), o comissário europeu para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, em reunião voltada ao fortalecimento do diálogo estratégico entre Brasil e União Europeia em temas relacionados à transição energética, minerais críticos e desenvolvimento sustentável. O encontro reuniu representantes do governo brasileiro e da Comissão Europeia para discutir oportunidades concretas de cooperação e investimentos nos setores de energia e mineração.

A agenda abordou iniciativas em infraestrutura energética e elétrica, hidrogênio de baixa emissão e seus derivados, combustíveis sustentáveis, descarbonização industrial, além de mecanismos de financiamento e investimentos em cadeias de valor estratégicas. A reunião integra a visita oficial do comissário europeu ao Brasil, realizada entre 18 e 24 de junho, e reforça a convergência entre as prioridades brasileiras e europeias para uma transição energética segura, sustentável e capaz de gerar desenvolvimento econômico.

Durante o encontro, o secretário-executivo do MME, Gustavo Ataíde, destacou que o Brasil reúne condições singulares para receber investimentos, graças à combinação entre abundância de recursos naturais e uma matriz energética predominantemente limpa. Segundo ele, a parceria com a União Europeia é fundamental para transformar o potencial brasileiro em projetos concretos capazes de gerar emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

“Há um alinhamento estratégico importante entre Brasil e União Europeia, e a determinação do ministro Alexandre Silveira é de que aproveitemos o momento de transformar intenções em ações concretas, capazes de gerar investimentos, empregos e renda. O Brasil oferece condições únicas para isso, mas busca parcerias que promovam a agregação de valor local, a formação de capital humano e a transferência de tecnologia”, afirmou.

Segurança jurídica e agregação de valor aos minerais críticos

Ao tratar das oportunidades na mineração, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, ressaltou que o Brasil oferece previsibilidade regulatória, estabilidade institucional e elevados padrões de sustentabilidade. Segundo ela, a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é transformar a vantagem geológica brasileira em desenvolvimento socioeconômico e industrial.

Leia mais:  Setor de navegação ganha diagnóstico inédito sobre seguros em Terminais Portuários Autorizados

A secretária destacou que o desafio atual vai além da expansão da produção mineral e passa pelo domínio tecnológico e pela formação de mão de obra especializada. Também defendeu o fortalecimento das cadeias produtivas para reduzir a concentração global do processamento desses minerais.

“Com um parceiro estratégico como a União Europeia, o Brasil pode avançar em saltos, e não apenas em passos. Temos condições de produzir materiais e insumos industriais de baixa pegada de carbono, aproveitando uma matriz elétrica com cerca de 90% de fontes renováveis”, disse.

O encontro ocorre em um momento de crescente interesse internacional pelas reservas brasileiras de minerais críticos e terras raras, consideradas estratégicas para setores como mobilidade elétrica, semicondutores, indústria de defesa e tecnologias de baixo carbono. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de terras raras e busca ampliar a agregação de valor às cadeias produtivas associadas a esses recursos.

Hidrogênio de baixa emissão e infraestrutura energética

A secretária substituta de Transição Energética e Planejamento, Lorena Perim, destacou o protagonismo do Brasil como um dos principais polos globais de energias renováveis e ressaltou o interesse de empresas europeias em projetos de hidrogênio de baixa emissão. Segundo ela, o país trabalha para garantir que os investimentos em novas cadeias energéticas resultem em benefícios estruturantes para a economia brasileira. A regulamentação do hidrogênio de baixa emissão, atualmente em fase final de elaboração, deverá contribuir para acelerar decisões de investimento e ampliar a cooperação com parceiros internacionais.

Leia mais:  Em preparação à COP30, especialistas discutem transição energética e papel estratégico da Amazônia

“Nós sabemos que há um grande interesse por parte dos investidores, considerando que o Brasil é um grande hub de energia renovável, mas a nossa regulamentação e as nossas discussões internas sempre passam por internalizar ganhos além de simplesmente a implantação do projeto; nós precisamos trazer parte desse valor, dessa cadeia para o Brasil”, destacou Lorena.

Parceria mira investimentos e resultados concretos

Representando a União Europeia, o comissário para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, destacou que Brasil e Europa compartilham valores e interesses estratégicos e defendeu maior foco na implementação das iniciativas em curso.

“Temos valores compartilhados, competências dos dois lados e determinação. Agora precisamos fazer acontecer. Precisamos acelerar, avançar em medidas práticas e alinhar marcos e propostas específicas”, afirmou.

Síkela também ressaltou o crescente interesse de empresas europeias em investir no Brasil e defendeu a construção de projetos emblemáticos capazes de impulsionar novos investimentos, inclusive em outros mercados da América Latina.

A reunião no MME integra uma agenda mais ampla de aproximação entre Brasil e União Europeia, que inclui iniciativas no âmbito da estratégia Global Gateway e da parceria em matérias-primas críticas. A cooperação busca fortalecer cadeias produtivas resilientes, promover investimentos sustentáveis e ampliar a participação brasileira em segmentos de maior valor agregado ligados à transição energética global.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana