Policia Federal

PF e CGU fazem operação em três estados e no DF contra fraude a licitação

Publicado

Cuiabá/MT. A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (28/5), a Operação Miasma, para o cumprimento de 32 mandados de busca e apreensão em cidades de Mato Grosso, Amazonas, Tocantins e Distrito Federal. A ação visa combater possíveis crimes de fraude à licitação e peculato em detrimento da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cuiabá/MT.

As medidas judiciais cumpridas referem-se a duas investigações da PF em curso na 7° Vara Federal da Seção Judiciária de Mato Grosso, por crimes cometidos nos anos de 2021 a 2023.

A primeira delas, desenvolvida com a colaboração da Controladoria-Geral da União (CGU), apura a contratação de empresa para o fornecimento de software de gestão documental, por valor aproximado de R$ 14 milhões.

As apurações apontam indícios de montagem no processo de adesão à ata de registro de preço, com participação de diversas empresas parceiras, bem como que a liberação e pagamento das licenças do software não possuíam correlação com a efetiva implantação e adesão à funcionalidade. Após o pagamento de mais da metade do contrato, o ente público, por portaria, estabeleceu o uso de sistema de informação diverso para a gestão documental da unidade.

Leia mais:  PF presta apoio à visita oficial de chefe de Estado boliviano

A segunda investigação tem como objetivo aprofundar as apurações acerca da formalização e execução de contratos de locação de vans e ambulâncias pela Secretaria Municipal.

As diligências investigativas evidenciaram que os veículos empregados na execução dos serviços não pertenciam à empresa contratada, que não possuía capacidade técnica para atender à contratação.

Dentre os veículos empregados na execução contratual, constatou-se a utilização de automóvel registrado em nome do genitor de um dos servidores públicos responsáveis pela fiscalização contratual.

Comunicação Social da PF em Mato Grosso
(65) 99284 8987
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF deflagra operação contra fraudes bancárias em Caxias/MA

Publicado

Caxias/MA. A Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira (24/4), em Caxias/MA, a Operação Logchain, com foco no combate a fraudes bancárias eletrônicas contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A ação contou com o apoio da própria instituição financeira para a identificação dos ilícitos.

Durante a operação, os policiais federais buscaram arrecadar aparelhos celulares, computadores, mídias digitais e documentos que possam detalhar a dinâmica das fraudes e identificar outros coautores ou beneficiários do esquema.

A investigação apura a atuação de um funcionário que, utilizando-se de acesso privilegiado e credencial funcional, realizava alterações cadastrais indevidas em contas de clientes para viabilizar transferências via PIX a destinatários recorrentes.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e efetivado o afastamento cautelar do empregado público de suas funções na agência bancária.

O esquema envolvia a manipulação de dados em sistemas internos sem a presença física dos titulares das contas, conforme verificado em imagens de monitoramento.

O prejuízo inicialmente verificado é de R$ 91.835,36, montante que pode ser ainda maior com o aprofundamento das análises dos materiais apreendidos.

Leia mais:  PF e CGINP deflagram combatem esquema de fraudes previdenciárias em Pernambuco

O investigado poderá responder por crimes como associação criminosa, estelionato majorado e furto qualificado, caso as suspeitas sejam confirmadas.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 3131-5105 / (98) 99128-6428
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana