Nacional

Programa AmpliAr vai impulsionar turismo em praias do litoral cearense

Publicado

As belezas naturais das famosas praias cearenses de Jericoacoara e Canoa Quebrada atraem centenas de visitantes todos os anos, movimentando a economia local e gerando emprego e renda para a região. Os aeroportos que dão acesso a esses destinos são o Comandante Ariston Pessoa, em Cruz (CE), que atende Jericoacoara, e o Aeroporto Regional Dragão do Mar, em Aracati (CE), que conecta os visitantes a Canoa Quebrada. Ambos desempenham um papel estratégico para o crescimento econômico e social do Ceará. Localizados em áreas de forte vocação turística, os dois terminais ampliam a conectividade com outros estados brasileiros e fortalecem o desenvolvimento das comunidades locais.

Os dois aeroportos foram incluídos no Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltada à atração de investimentos privados em aeroportos regionais, com o objetivo de consolidá-los como motores de desenvolvimento local. Atualmente, eles estão sob administração da DIX Aeroportos, sendo que apenas o aeroporto de Jericoacoara opera voos comerciais regulares. O leilão dos dois terminais, junto com outros 17 aeroportos regionais, está previsto para o dia 24 de novembro, na Bolsa de Valores de São Paulo.

O Programa AmpliAR permite que as concessionárias já contratadas pela União assumam a gestão de aeroportos considerados deficitários. “O AmpliAR é importante para o fortalecimento regional e a primeira etapa prevê a oferta de 19 aeroportos localizados em 11 estados das regiões da Amazônia Legal e do Nordeste. Os investimentos iniciais nesses terminais somam R$ 1,35 bilhão, aproximadamente R$ 77 milhões por aeroporto”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Costa Filho explica que os terminais serão oferecidos individualmente. “Por meio de processos competitivos simplificados, conforme as diretrizes definidas após consulta pública”.

Turismo no Ceará

De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará (Setur/CE), de janeiro a junho de 2025, o estado recebeu 1,7 milhão de visitantes, gerando R$ 6,6 bilhões em receita turística. A taxa média de ocupação hoteleira foi de 73,8% no período, com um gasto médio por turista de R$ 3.840,44.

Ainda segundo a Setur, a média anual de turistas em Aracati e Jericoacoara gira em torno de 600 mil a 700 mil visitantes em cada destino.

O secretário de Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, ressalta que os aeroportos regionais são estratégicos para o fortalecimento do turismo no Estado. “Eles aproximam nossos destinos dos visitantes, gerando emprego, renda e movimentando a economia local”.

Leia mais:  Senacon orienta sobre capacidade máxima em estabelecimentos comerciais e de serviços

Bismarck reforça ainda que os aeroportos de Cruz e Aracati são fundamentais para o crescimento do fluxo turístico em regiões como Jeri e Canoa Quebrada e que o Governo do Estado está trabalhando para desenvolver e ampliar a infraestrutura desses equipamentos, já inseridos no programa estadual de expansão dos aeroportos regionais. “Com isso, garantimos mais conectividade, oportunidades e consolidamos nossos destinos no cenário mundial, fazendo do turismo um verdadeiro motor de desenvolvimento para os cearenses”, afirmou.

Jericoacoara

Inaugurado em 2017, o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, no município de Cruz (CE), tornou-se a principal porta de entrada aérea para o município de Jijoca de Jericoacoara, destino que figura entre os mais procurados do Nordeste. Conhecida por suas praias de águas cristalinas e esportes como windsurf e kitesurf, a vila está a cerca de 295 km de Fortaleza.

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2024 foram mais de 60 mil passageiros com destino ao aeroporto de Cruz no período de janeiro a julho. Em 2025 o número subiu para mais de 82 mil passageiros no mesmo período, um aumento de 36% de passageiros que têm como destino Jericoacoara. Esse fluxo aéreo aproxima o litoral oeste cearense de grandes polos emissores de turistas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de impulsionar a chegada de visitantes estrangeiros, e o impacto é direto sobre a economia local, fortalecendo os setores de hospedagem, gastronomia, transporte turístico e serviços.

“Os turistas movimentam a economia municipal por meio da hospedagem nos mais de 350 hotéis e pousadas, localizados em sua maioria na Vila de Jericoacoara”, destacou a secretária de Turismo de Jijoca de Jericoacoara, Rosana Lima.

A secretária também conta que a presença dos turistas movimenta a economia local utilizando transportes turísticos 4×4 para acesso à vila e passeios como a Rota Leste e a Rota Oeste. “O artesanato, os esportes náuticos, os passeios de barco e a vida noturna também são fortemente beneficiados”, pontuou.

A empresária Diana Martins, dona de uma pousada e restaurante no município, reforça a importância do aeroporto para os negócios locais. “Na alta temporada, entre dezembro e janeiro, recebo, em média, 100 hóspedes por dia na pousada e cerca de 250 clientes por dia no restaurante. Para atender essa demanda, chego a empregar 30 colaboradores. O aeroporto é fundamental porque facilita a chegada dos turistas e diminui a distância entre as regiões”, comentou a empresária.

Leia mais:  Proteção de dados e privacidade entram em debate em audiência pública promovida pelo MJSP

Outro exemplo vem da famosa atração turística da Lagoa do Paraíso, também em Jericoacoara, em que Paulo Gomes é dono de uma barraca/restaurante. Ele reforça que sente os efeitos positivos da chegada de turistas por via aérea. “Meu restaurante é impactado também com esse fluxo de turistas que chegam via aérea. Nós temos em torno de 25 funcionários, variando entre 22 e 25, e nos fins de semana chegam a trabalhar até 40 pessoas com os extras”, explicou.

Canoa Quebrada

Localizado a 148 km de Fortaleza, o Aeroporto Regional Dragão do Mar no município de Aracati, atende uma das regiões mais famosas do Ceará, tendo a praia de Canoa Quebrada como principal cartão-postal.

 Atualmente, o terminal não recebe voos comerciais regulares, mas a expectativa é de retomada com o leilão programado por meio do Programa AmpliAR. Para o setor turístico, essa operação será determinante para ampliar a chegada de visitantes e oferecer mais conforto e agilidade no acesso à região.

O secretário de Turismo de Aracati, Flávio Marcelo aponta que o funcionamento do Aeroporto Regional Dragão do Mar vai trazer impactos para toda a região, por ser uma porta de entrada direta e mais forte de turistas, o que agrega para a economia e o turismo. “Com a presença do Aeroporto no município, o Aracati se consolidou como uma porta de entrada alternativa para além do Aeroporto Pinto Martins de Fortaleza, o que tornou possível a descentralização do fluxo turístico”, disse.

Ainda segundo o secretário, o turismo ajuda no fortalecimento, na criação e melhoria de novos empreendimentos, aumentando a arrecadação pública e o desenvolvimento local e regional.

Ana Carla Luna Ramos é articuladora da Regional Litoral Leste do Sebrae Ceará. Ela reforça que com a operação contínua do aeroporto haverá um impulsionamento do turismo. “Que é uma das principais vocações econômicas da cidade. O aumento no número de visitantes fortalece setores como hospedagem, alimentação, transporte e lazer, gerando empregos diretos e indiretos”, destacou.

Além do turismo, o aeroporto também pode atrair investimentos privados em infraestrutura, logística e serviços, criando um ambiente propício para o empreendedorismo e inovação. A movimentação de passageiros e cargas beneficia o comércio regional e amplia as oportunidades de negócios para produtores locais e pequenas empresas.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook
publicidade

Nacional

Brasil e União Europeia ampliam parceria em energia e minerais críticos em reunião no MME

Publicado

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (23/6), o comissário europeu para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, em reunião voltada ao fortalecimento do diálogo estratégico entre Brasil e União Europeia em temas relacionados à transição energética, minerais críticos e desenvolvimento sustentável. O encontro reuniu representantes do governo brasileiro e da Comissão Europeia para discutir oportunidades concretas de cooperação e investimentos nos setores de energia e mineração.

A agenda abordou iniciativas em infraestrutura energética e elétrica, hidrogênio de baixa emissão e seus derivados, combustíveis sustentáveis, descarbonização industrial, além de mecanismos de financiamento e investimentos em cadeias de valor estratégicas. A reunião integra a visita oficial do comissário europeu ao Brasil, realizada entre 18 e 24 de junho, e reforça a convergência entre as prioridades brasileiras e europeias para uma transição energética segura, sustentável e capaz de gerar desenvolvimento econômico.

Durante o encontro, o secretário-executivo do MME, Gustavo Ataíde, destacou que o Brasil reúne condições singulares para receber investimentos, graças à combinação entre abundância de recursos naturais e uma matriz energética predominantemente limpa. Segundo ele, a parceria com a União Europeia é fundamental para transformar o potencial brasileiro em projetos concretos capazes de gerar emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

“Há um alinhamento estratégico importante entre Brasil e União Europeia, e a determinação do ministro Alexandre Silveira é de que aproveitemos o momento de transformar intenções em ações concretas, capazes de gerar investimentos, empregos e renda. O Brasil oferece condições únicas para isso, mas busca parcerias que promovam a agregação de valor local, a formação de capital humano e a transferência de tecnologia”, afirmou.

Segurança jurídica e agregação de valor aos minerais críticos

Ao tratar das oportunidades na mineração, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, ressaltou que o Brasil oferece previsibilidade regulatória, estabilidade institucional e elevados padrões de sustentabilidade. Segundo ela, a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é transformar a vantagem geológica brasileira em desenvolvimento socioeconômico e industrial.

Leia mais:  Ministério dos Transportes acompanha assinatura de MPs para motoristas de aplicativo, taxistas e entregadores

A secretária destacou que o desafio atual vai além da expansão da produção mineral e passa pelo domínio tecnológico e pela formação de mão de obra especializada. Também defendeu o fortalecimento das cadeias produtivas para reduzir a concentração global do processamento desses minerais.

“Com um parceiro estratégico como a União Europeia, o Brasil pode avançar em saltos, e não apenas em passos. Temos condições de produzir materiais e insumos industriais de baixa pegada de carbono, aproveitando uma matriz elétrica com cerca de 90% de fontes renováveis”, disse.

O encontro ocorre em um momento de crescente interesse internacional pelas reservas brasileiras de minerais críticos e terras raras, consideradas estratégicas para setores como mobilidade elétrica, semicondutores, indústria de defesa e tecnologias de baixo carbono. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de terras raras e busca ampliar a agregação de valor às cadeias produtivas associadas a esses recursos.

Hidrogênio de baixa emissão e infraestrutura energética

A secretária substituta de Transição Energética e Planejamento, Lorena Perim, destacou o protagonismo do Brasil como um dos principais polos globais de energias renováveis e ressaltou o interesse de empresas europeias em projetos de hidrogênio de baixa emissão. Segundo ela, o país trabalha para garantir que os investimentos em novas cadeias energéticas resultem em benefícios estruturantes para a economia brasileira. A regulamentação do hidrogênio de baixa emissão, atualmente em fase final de elaboração, deverá contribuir para acelerar decisões de investimento e ampliar a cooperação com parceiros internacionais.

Leia mais:  Proteção de dados e privacidade entram em debate em audiência pública promovida pelo MJSP

“Nós sabemos que há um grande interesse por parte dos investidores, considerando que o Brasil é um grande hub de energia renovável, mas a nossa regulamentação e as nossas discussões internas sempre passam por internalizar ganhos além de simplesmente a implantação do projeto; nós precisamos trazer parte desse valor, dessa cadeia para o Brasil”, destacou Lorena.

Parceria mira investimentos e resultados concretos

Representando a União Europeia, o comissário para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, destacou que Brasil e Europa compartilham valores e interesses estratégicos e defendeu maior foco na implementação das iniciativas em curso.

“Temos valores compartilhados, competências dos dois lados e determinação. Agora precisamos fazer acontecer. Precisamos acelerar, avançar em medidas práticas e alinhar marcos e propostas específicas”, afirmou.

Síkela também ressaltou o crescente interesse de empresas europeias em investir no Brasil e defendeu a construção de projetos emblemáticos capazes de impulsionar novos investimentos, inclusive em outros mercados da América Latina.

A reunião no MME integra uma agenda mais ampla de aproximação entre Brasil e União Europeia, que inclui iniciativas no âmbito da estratégia Global Gateway e da parceria em matérias-primas críticas. A cooperação busca fortalecer cadeias produtivas resilientes, promover investimentos sustentáveis e ampliar a participação brasileira em segmentos de maior valor agregado ligados à transição energética global.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana