O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) marcou presença no 2º Encontro dos Grêmios Estudantis de Mato Grosso, realizado sob o tema “Juventude em Movimento, Liderança que Transforma”, nesta segunda-feira (25.08), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabpa. O evento reúne cerca de mil representantes de mais de 500 grêmios da rede estadual de ensino, que abrange 628 escolas distribuídas nos 142 municípios do estado.
Com formação, troca de experiências e incentivo à liderança, o encontro se consolidou como um espaço democrático que reafirma a juventude como agente de transformação social. Este é um compromisso que o TRE-MT reforça ao investir em iniciativas voltadas para a educação política e a participação consciente dos futuros eleitores e eleitoras.
A presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou a importância da participação política desde cedo e apresentou o projeto Voto Consciente, iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT), voltada para conscientizar jovens sobre o valor do voto e o papel ativo na democracia. “A participação política é muito importante, assim como o valor do voto, mas, mais do que isso, é ter consciência. Espero que aproveitem este evento e participem ativamente dos grêmios estudantis. Eu mesma já fui membro de um grêmio estudantil, e sei o quanto esse espaço é fundamental para a formação cidadã”, ressaltou.
A desembargadora também reforçou a relevância de os estudantes conhecerem seus direitos eleitorais e compreenderem o processo democrático. “Quero que vocês participem, discutam as suas visões de mundo e entendam a legislação eleitoral. É essencial que cada jovem saiba como exercer sua cidadania de maneira consciente e responsável”, acrescentou.
O diretor da EJE-MT e juiz-membro do TRE-MT, Welder Queiroz, destacou que o Tribunal montou um stand informativo no encontro, distribuindo materiais sobre o programa Voto Consciente. “A ideia é aproximar os jovens da importância da participação cidadã. Assim, formamos uma geração mais consciente do impacto do processo eleitoral na construção da democracia”, afirmou.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também enfatizou a relevância dos grêmios estudantis para o fortalecimento do protagonismo juvenil. “Nosso objetivo é desenvolver habilidades como liderança, autonomia e conhecimento cidadão. Os grêmios têm papel essencial na organização da escola e na ligação entre direção e estudantes”, disse.
Envolvimento com a democracia
Para a estudante Luíza Regina Santana, de 15 anos de idade e integrante do grêmio Liderança Jovem, da Escola Estadual José dos Campos, do distrito de Água Fria, em Chapada dos Guimarães, a juventude precisa se envolver para amplificar sua voz. “É muito importante estarmos juntos, desde cedo, em relação à democracia e às coisas que a gente pode viver e construir estando junto com o Estado. Os jovens têm que entender que eles não vão ser jovens para sempre, a gente vai crescer e de algum lugar teremos que sair, e vamos precisar elevar a nossa comunicação”.
O jovem Luiz Adriano Gomes de Lima, do grêmio Força Jovem, de Diamantino, afirmou que o encontro é um dos espaços para que os grêmios compartilhem as situações de cada um. “Podemos falar sobre o que tem que acontecer no grêmio, como funciona, explicar na verdade o que é o grêmio. E a participação, desde cedo, no processo democrático também pode ajudar em coisas futuras. Quem sabe daqui a alguns dias, um integrante do grêmio pode virar presidente do Brasil? Então, esse processo que estamos conhecendo desde jovens com o grêmio, na escola, pode sim gerar futuras coisas”, avaliou.
Jornalista: Nara Assis
#PraTodosVerem: A imagem principal mostra um grupo de pessoas posando para foto em um palco, durante um evento. Entre os participantes estão homens e mulheres, alguns vestidos formalmente e outros com camisetas personalizadas do encontro. Ao centro, chama a atenção a presença de um robô de grande porte, também com a camiseta do evento, reforçando o caráter inovador e tecnológico da ocasião. Ao fundo, há um painel com elementos gráficos e o nome do encontro parcialmente visível. Ao final da matéria, há uma galeria com mais fotos do evento.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis (Derf), realizou, nesta sexta-feira (8.5), a prisão em flagrante de um jovem de 19 anos pelo crime de estelionato qualificado mediante fraude eletrônica. Durante a ação, parte do valor transferido pela vítima foi recuperado pelos policiais civis.
O trabalho investigativo teve início após o registro do boletim de ocorrência. A vítima, um homem de 38 anos, relatou que visualizou, em um marketplace na internet, o anúncio da venda de um aparelho celular iPhone e iniciou negociação com o suspeito por telefone.
Durante a negociação, o investigado afirmou residir no município de Primavera do Leste e combinou que uma mulher, apresentada como sua irmã, entregaria o aparelho em uma loja onde o primo da vítima faria a conferência do produto.
Depois da avalição do aparelho, considerado em bom estado, a vítima realizou uma transferência via pix no valor de R$ 2 mil para a conta indicada pelo suspeito. Após o recebimento do valor, o investigado interrompeu o contato, deixando de responder mensagens e chamadas telefônicas realizadas pela vítima.
Assim que tomaram conhecimento dos fatos, os policiais civis da Derf iniciaram diligências investigativas e ações de monitoramento para identificar e localizar o autor do crime.
Com base nas informações levantadas ao longo da investigação, as equipes passaram a realizar vigilância em dois endereços vinculados ao suspeito. Em determinado momento, o jovem saiu de uma das residências monitoradas e foi abordado pelos investigadores.
O suspeito confessou a prática do golpe, relatando que dos R$ 2 mil recebidos da vítima ainda possuía parte do dinheiro, afirmando ter utilizado o restante para quitar dívidas pessoais.
Diante das evidências, o homem foi conduzido à Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, onde foi autuado em flagrante pelo crime de estelionato qualificado mediante fraude eletrônica, permanecendo à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão aos crimes patrimoniais seguem sendo intensificadas em Rondonópolis, especialmente no combate aos golpes praticados por meio eletrônico, com foco na identificação dos autores, recuperação de valores subtraídos e responsabilização criminal dos envolvidos.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.